Temos recebido muitas perguntas de anunciantes sobre qual é o método de precificação mais eficiente, o CPC (custo por clique) ou o CPM (custo por mil impressões). Para começar a esclarecer as dúvidas, vamos explicar como funciona cada um deles:

O CPC é o valor máximo, estabelecido pelo anunciante, pago por cada clique. Ao criar uma campanha, o anunciante que escolher o CPC está dizendo "aceito pagar até X centavos ou reais por um clique em meu anúncio". Isso não quer dizer que necessariamente ele pagará este valor em cada clique, mas sim que está disposto a fazê-lo caso seja necessário. Na maioria dos casos, o anunciante que escolhe o lance por CPC paga somente o necessário para superar o segundo colocado no leilão referente a uma determinada palavra chave.

O CPM é o custo por mil impressões (lembrando que anúncio impresso é sinônimo de anúncio exibido). Com ele, o anunciante pagará o valor, também estimado por ele, relativo à mil impressões (exibições) de seus anúncios na rede do Google (seja em nossa rede de pesquisa, seja na de conteúdo). Ao definir o lance por CPM, o anunciante define como prioridade de sua campanha a simples exibição do anúncio, não necessariamente o clique ou o tráfego gerado para seu site.

Na prática, CPC e CPM servem à diferentes objetivos de campanha. Se o objetivo final de sua campanha passa por levar mais usuários ao site (para comprar online, preencher cadastros, ou acumular leads para vendas offline), o CPC é a forma de lance mais indicada. Resumindo: já que o resultado da sua campanha só aparece com o tráfego gerado por cada clique, nada mais coerente do que saber quanto se paga por cada um deles.

Se, por outro lado, seu objetivo de campanha é atingido já na exibição do anúncio (divulgar uma nova marca ou produto ou obter reconhecimento de mercado), o CPM é o tipo de lance mais indicado. Geralmente, o lance por CPM está associado a anúncios gráficos ou multimídia, mais eficientes para objetivos de divulgação ou branding.

Uma dica simples para saber quando escolher CPC ou CPM é fazer-se a seguinte pergunta: A minha mensagem principal e meu objetivo de campanha estão em meu site ou anúncio? Se for no site, vá de CPC. Caso a resposta seja no anúncio, escolha o CPM.

Na verdade, a grande dica é uma só: ter bem definidos quais seus objetivos no AdWords. Com isso em mente, é só usar as ferramentas certas e esperar bons resultados!

Um abraço,

Fernando, da equipe do AdWords