Para muitas empresas on-line, todos os dias há centenas de novas listagens, itens cuja disponibilidade muda temporariamente ou que são removidos de modo permanente do estoque. Ao mesmo tempo, o comportamento de pesquisa do usuário pode ser um destino móvel. A cada dia, o Google nunca tinha visto 16% das pesquisas feitas. Até mesmo as campanhas bem gerenciadas do Google AdWords que contêm milhares de palavras-chave bem escolhidas podem perder pesquisas relevantes, sofrer atrasos na criação de anúncios para novos produtos e ficar desalinhadas com o que está realmente disponível em seu website.

Obviamente, isso não é ideal para os anunciantes. Isso também não é ideal para os usuários finais que gostam de anúncios relevantes vinculados a páginas de destino com produtos em estoque que correspondem perfeitamente ao que eles estão procurando.

Para ajudar a enfrentar esses desafios, estamos lançando os anúncios dinâmicos da Rede de Pesquisa, uma nova maneira de segmentar pesquisas relevantes com anúncios dinâmicos gerados diretamente de seu website. Os anúncios dinâmicos da Rede de Pesquisa foram desenvolvidos para complementar seus anúncios tradicionais segmentados por palavra-chave com o objetivo de gerar mais cliques e conversões com menos esforço.

Segmentação, anúncios e páginas de destino dinâmicos

Os DSA (anúncios dinâmicos da Rede de Pesquisa) usam as tecnologias de relevância de pesquisa e rastreamento da web orgânica do Google para manter um índice atualizado do que você está vendendo em seu website e acionar o anúncio quando ocorrer uma pesquisa relevante. Outros sistemas, então, geram dinamicamente o título do texto do anúncio com base na consulta de pesquisa e no texto da página de destino mais relevante. O resto do anúncio tem como base o modelo criado durante a configuração dos DSA.

Os anúncios dinâmicos da Rede de Pesquisa concorrem normalmente no leilão do Google AdWords, mas somente quando não há um anúncio segmentado por palavra-chave qualificado para a pesquisa em questão. Em resultado disso, os anúncios dinâmicos da Rede de Pesquisa aparecem somente para as pesquisas nas quais você não exibiria um anúncio, o que aumenta a cobertura e gera resultados com valor agregado.

Experiência do usuário e desempenho

Quando os usuários se deparam com anúncios e páginas de destino que fornecem exatamente o que estão procurando, a probabilidade de clicarem e realizarem uma conversão é maior. Desse modo, não surpreende o fato de que temos observado um sólido desempenho em testes limitados até agora. Embora os resultados variem, a maioria dos anunciantes do projeto piloto teve um aumento de 5% a 10% nos cliques e conversões com ROI (retorno do investimento) satisfatório.

Alguns anunciantes têm potencial para resultados melhores. O Apartment Home Living, um importante website de estilo de vida e decoração de apartamentos, é um exemplo. Lawrence Cotter, gerente geral, administra seu enorme inventário on-line de listagens de apartamentos que está sempre mudando e crescendo. Nos últimos cinco anos, suas campanhas do Google AdWords atingiram o auge de 15 milhões de palavras-chave. Algumas semanas depois de implementar os DSA, ele declarou:
"Usar os anúncios dinâmicos da Rede de Pesquisa aumentou as conversões em quase 50% com um custo por conversão médio que é 73% menor do que o de nossos anúncios tradicionais da Rede de Pesquisa.

Os anúncios dinâmicos da Rede de Pesquisa estão fazendo um trabalho muito bom encontrando as pesquisas certas, criando bons anúncios e direcionando os visitantes para a página mais relevante de nosso site."
Controles, relatórios e otimização

Especifique se deseja segmentar o site inteiro, categorias específicas de produtos do site, páginas que contêm determinadas palavras ou páginas que contêm determinadas strings em seu URL. Os mesmos controles podem ser usados como negativos, junto com as tradicionais palavras-chave negativas, para refinar a segmentação e evitar a promoção de páginas com itens que não estão disponíveis. Você ainda controlará o lance de CPC (custo por clique) de cada destino.

Conforme suas campanhas dinâmicas da Rede de Pesquisa forem veiculadas, você obterá relatórios completos sobre as consultas que geraram cliques, as páginas de destino correspondentes e os títulos de anúncio gerados, o CPC médio, os cliques e as conversões. Muitos sistemas de acompanhamento populares de terceiros também são suportados.

Com esses relatórios e controles de segmentação, você pode otimizar os anúncios dinâmicos da Rede de Pesquisa usando abordagens familiares. Para maximizar as conversões, separe as categorias com melhor desempenho e aumente os lances, diminuindo os lances para categorias com desempenho inferior. Use negativos para interromper a exibição para algumas pesquisas ou deixar de promover algumas páginas em seu website. Os anúncios dinâmicos da Rede de Pesquisa também podem ser usados para detecção de palavras-chave. Identifique as pesquisas com melhor desempenho e adicione-as ao grupo de anúncios mais apropriado como palavras-chave tradicionais.

Disponibilidade e mais detalhes

No momento, os anúncios dinâmicos da Rede de Pesquisa estão disponíveis como um recurso limitado na fase beta em todos os países e idiomas. Você pode ingressar na lista de interesses entrando em contato com o representante de sua Conta do Google ou inscrevendo-se aqui.

Para saber mais, acesse a página de Inovações em Anúncios e a Central de Ajuda do Google AdWords. Você também pode comentar esta novidade em nossa Comunidade.