A migração para os dispositivos móveis não é mais um mero rumor. Ela já está acontecendo.

Trilhões de pesquisas são feitas anualmente no Google., e mais da metade delas ocorre em dispositivos móveis. Além disso, entre os milhões de websites que utilizam o Google Analytics hoje, notamos que mais da metade de todo o tráfego da Web é proveniente de smartphones e tablets.

Quando pedimos que as pessoas descrevessem a função dos smartphones na vida delas, ouvimos frases como "ele sempre está comigo", "uso ele para tudo" e "é meu salva-vidas". Eles são o companheiro ao qual todos recorrem nos momentos "quero saber", "quero ir", "quero fazer" e "quero comprar", a qualquer hora do dia.

Para ajudar os profissionais de marketing a prosperar nesse mundo que recorre primeiro aos dispositivos móveis, reformulamos completamente o Google AdWords e repensamos todos os conceitos, desde os criativos e lances até o fluxo de trabalho e a avaliação.  Também estamos facilitando a união entre os mundos físico e digital para os profissionais de marketing.

Com as pesquisas para dispositivos móveis relacionadas a locais crescendo 50% mais rápido do que todos os outros tipos de pesquisa nesses dispositivos, fica claro que os consumidores estão constantemente alternando entre experiências on-line e off-line. Por isso, é importante que os profissionais de marketing pensem da mesma forma.

Foi muito agradável compartilhar inovações com os anunciantes esta manhã na Reunião de desempenho do Google. Confira abaixo os destaques dos anúncios de hoje. Você pode assistir à gravação do programa completo aqui.

Reformulação do Google AdWords para o mundo que prioriza o uso dos dispositivos móveis

Nos últimos anos, descobrimos que reconhecer o uso dos dispositivos móveis e desenvolver soluções que favoreçam a preferência por eles são duas coisas bem diferentes. Por esse motivo, mudamos completamente nossa perspectiva sobre o Google AdWords e a forma como ele foi desenvolvido.

Como são os anúncios de texto no mundo que prioriza o uso dos dispositivos móveis? 

Os dispositivos móveis revolucionaram o cenário dos anúncios. No início deste ano, removemos os anúncios que eram exibidos do lado direito da tela dos computadores para aprimorar a experiência de pesquisa e torná-la mais consistente em todos os dispositivos. Com isso, tivemos a oportunidade de fazer as maiores mudanças nos anúncios de texto desde o lançamento do Google AdWords, há 15 anos.

Otimizados para os tamanhos de tela dos smartphones mais usados, os novos anúncios de texto expandidos do Google AdWords proporcionam um espaço maior para que você possa exibir mais informações sobre seus produtos e serviços antes do clique. Confira algumas das principais mudanças:

Componentes atualizados do anúncio
Atuais
Disponíveis a partir de julho de 2016
Títulos com mais destaque
Um título de 25 caracteres
Dois títulos de 30 caracteres
Linha de descrição mais longa
Duas linhas de descrição de 35 caracteres
Uma linha de descrição consolidada de 80 caracteres
URL de visualização relevante
URL de visualização inserido manualmente. Qualquer discrepância entre os URLs de visualização, da página de destino e final pode resultar na reprovação do seu anúncio.
Domínio extraído automaticamente do seu URL final para garantir precisão. Você pode personalizar o caminho do URL.

Esses upgrades ajudam a melhorar o desempenho dos seus anúncios nas diferentes telas, principalmente para usuários de dispositivos móveis que estão sempre indo de um lugar para outro e querem saber exatamente o que você oferece antes de acessar seu website.

Baseados nos testes que fizemos com alguns anunciantes, a taxa de cliques pode aumentar em até 20% em comparação com os anúncios de texto atuais. Para isso, recomendamos que você comece a se planejar para esse upgrade antes do lançamento que acontecerá ainda este ano.


Como são os anúncios gráficos em um mundo que prioriza o uso dos dispositivos móveis?

Além de sites, aplicativos, vídeos e muitos outros recursos, os dispositivos móveis criaram uma série de oportunidades para alcançar os consumidores. Ainda assim, os profissionais de marketing enfrentam desafios para criar anúncios que sejam perfeitamente adequados para todos os contextos e tamanhos de dispositivo. Os anúncios gráficos responsivos se adaptam aos diversos conteúdos, formatos e tamanhos dos mais de dois milhões de aplicativos e sites de editores na Rede de Display do Google (GDN, na sigla em inglês). Esses anúncios também incluem novos inventários nativos para que você possa interagir com os consumidores por meio de anúncios que correspondem à aparência do conteúdo que eles estão procurando.

Também estamos ampliando o alcance das campanhas de remarketing da GDN ao permitir que você acesse o inventário de outras redes de anúncios. Com esse inventário, você pode alcançar mais websites e aplicativos no mundo todo. Saiba mais


Como são os lances em um mundo que prioriza o uso dos dispositivos móveis?

Os profissionais de marketing precisam de mais controle e flexibilidade para otimizar os lances em dispositivos específicos. Nos próximos meses, você conseguirá definir ajustes de lance individuais para cada tipo de dispositivo (celulares, computadores e tablets). Assim, você pode fixar um lance de palavra-chave inicial no dispositivo mais valioso para sua empresa e definir ajustes de lance para cada um dos demais dispositivos. Você também terá um intervalo maior para ajustar os lances em até mais de 900%. Com um número maior de controles, agora você pode otimizar os lances com mais precisão e, ao mesmo tempo, manter a simplicidade com uma única campanha que alcança os consumidores em todos os dispositivos.

As pesquisas para dispositivos móveis são locais e estabelecem a união entre os mundos físico e digital para os profissionais de marketing

Aproximadamente um terço de todas as pesquisas para dispositivos móveis tem relação com o local. Os mundos on-line e off-line das pessoas estão interligados, esteja você pesquisando opções de restaurante para o jantar na sexta-feira à noite ou procurando uma loja que venda galochas no seu número.

Para ajudar os anunciantes a alcançar consumidores que estão pesquisando locais físicos de empresas, estamos lançando os novos anúncios da Rede de Pesquisa local no Google.com.br e no Google Maps. Os anunciantes que utilizam as extensões de local poderão exibir em destaque os locais das suas respectivas empresas quando os consumidores pesquisarem itens, como "loja de calçados" ou "oficina mecânica nas proximidades". Saiba mais

Também estamos investindo em experiências mais personalizadas com identificação da marca para empresas no Google Maps com o intuito de ajudar você a aumentar o número de visitas à loja. Primeiro, estamos testando diversos formatos de anúncio no Google Maps que ajudam os usuários a encontrar as empresas com mais facilidade onde quer que estejam. Por exemplo, é provável que os usuários do Google Maps comecem a ver alfinetes promovidos em cafés, postos de gasolina ou lanchonetes nas proximidades do trajeto que eles estiverem seguindo. Também estamos mudando o visual das páginas de empresas locais. Para incentivar os consumidores a explorar sua loja antes mesmo de chegarem, estamos adicionando novos recursos, como ofertas especiais e a capacidade de explorar o inventário de produtos.

Visto que os anúncios on-line estão atraindo mais pessoas às lojas físicas, como você pretende avaliar o impacto?
O Google AdWords é a maior solução do mundo em termos de avaliação do impacto de anúncios on-line em atividades off-line. Na realidade, desde que as visitas a lojas do Google AdWords foram lançadas há dois anos, os anunciantes já contabilizaram mais de um bilhão de visitas a lojas no mundo todo.

Empresas de vários setores do mundo todo estão usando os insights do Google AdWords de visitas a lojas para avaliar o impacto dos anúncios on-line nas atividades off-line. A Nissan do Reino Unido descobriu que 6% dos cliques em anúncios para dispositivos móveis resultam na visita a uma concessionária, garantindo um retorno do investimento de 25 vezes. Leia a matéria completa aqui.

Como prosperar em um mundo que prioriza o uso dos dispositivos móveis

Os consumidores passam muito tempo on-line, o que acaba gerando uma incerteza sobre o que pode ser feito on-line e off-line. Por isso, tornou-se ainda mais importante preparar sua empresa para o mundo dos dispositivos móveis. O Google está criando soluções para atender a essa preferência pelos dispositivos móveis, e estamos ansiosos para embarcar nessa jornada com você.

Para ver todas as inovações em anúncios e análises divulgadas ontem, assista à apresentação da Reunião de desempenho do Google em inglês aqui (em breve uma versão em português será disponibilizada). Confira também o novo site de metas de marketing do Google AdWords para saber como usar as soluções de anúncio para atingir os objetivos da sua empresa.

Postado por Sridhar Ramaswamy, vice-presidente sênior do setor de anúncios e comércio